EXPRESSO e SOL: Confronto de Semanários
EXPRESSO E SOL : UM FENÓMENO
QUE NUNCA MAIS SE REPETIRÁ
Portugal assistiu nos dois últimos sábados a um fenómeno que de certeza não se voltará a repetir nunca mais! A corrida ao EXPRESSO – nos dias 9 e 16 – e ao novo SOL– no dia 16 – representa um acontecimento que nada tem a ver com um país que praticamente não lê jornais, e muito menos jornais com qualidade.
E o que espanta mais não é o facto de se terem esgotado num ápice as edições de grande tiragem destes dois jornais – o Expresso bateu o recorde de tiragem em 33 anos de existência no dia 16 – mas sim a maneira louca como as pessoas correram atrás dos semanários: pessoas que encomendaram vários exemplares de um e de outro, pessoas que às 6 horas da manhã já estavam à porta dos quiosques, pessoas que até viram os seus carros assaltados porque tiveram a insensatez de deixar um tesouro à vista de todos – aconteceu a um amigo meu, que viu voar-lhe do carro o Expresso do último sábado, sem que os amigos do alheio lhe tivessem levado mais nada!!!
Esta procura espantaria qualquer sociólogo social que resolvesse estudar o assunto. Do Expresso sabe-se que é o semanário português por excelência, um jornal que fez e faz parte da história recente de Portugal e que ele próprio fez parte dessa história. Mas nem os impérios mais poderosos sobrevivem sempre lá em cima, e há vários meses que o Expresso atravessava uma ligeira crise de vendas.
Quanto ao Sol, nasceu da dissidência do núcleo duro do Expresso. O Sol construiu-se com mais de 20 directores, editores, jornalistas, gráficos, designers, secretárias, informáticos e até estafetas oriundos do Expresso.
É claro que este índice de vendas não se vai manter mas não deixa de ficar para a história os dias loucos em que as pessoas correram às bancas à procura de um – ou dois – jornais. Nem aquando do Público sucedeu algo semelhante. E, ainda para mais, com o facto de ambas as editorias terem azar com as semanas: é que na verdade não houve nada de interessante para ser noticiado nestes dois sábados!!!
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home