quarta-feira, setembro 20, 2006

O ESTADO DA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL

CONTINUA TUDO POR FAZER!!!
De nada servem os debates sobre o estado da Educação em Portugal. De nada adianta a guerra aberta que a ministra da Educação moveu e move aos professores. O problema da Educação é Portugal basicamente é só um: cerca de três décadas e meia depois de eu ter frequentado o então 1.º ano do ciclo preparatório, constato que nas disciplinas e nos programas do agora equivalente 5.º ano de escolaridade praticamente NADA MUDOU!

As disciplinas são as mesmas: português, matemática, história, ciências naturais, trabalhos manuais e educação musical. Só o francês foi substituído pelo inglês e foram introduzidas umas horitas de nomes pomposos como área de projecto e estudo acompanhado.

Como é, senhores iluminados da Educação (ou pseudo-educação)? Então, não aconteceu nada nestes últimos 35 anos? E o 25 de Abril? E os computadores? E a Internet? E a globalização? E a ditadura da Televisão? E a sociedade dos Automóveis? E a Sida? E a revolução nas telecomunicações? E a Europa? E os novos ventos soprando do Oriente? E a actualidade política, económica, social e cultural? NADA DISTO EXISTE? Para os senhores iluminadíssimos que programam há muitos anos a Educação em Portugal parece que não!

Não me admira o insucesso escolar e a completa desmotivação de alunos e professores! Aquelas disciplinas são fundamentais, claro, mas depois há … A VIDA REAL! E a vida real não está a ser ensinada nas escolas. As crianças e os jovens têm que ser motivados com aquilo que está a acontecer e que diz respeito ao dia-a-dia, sejam jogos de computador, sejam programas na TV, seja aprenderem a cozinhar, a atravessar uma rua, a tomar conta de si próprios, a serem menos egoístas, a terem respeito pelos pais, avós e professores, a saberem falar em público… Eu sei, cabe aos pais, mas também à escola, já que é aqui que eles passam a maior parte do tempo.

Meus senhores reluzentes de ideias sobre a Educação em Portugal: onde estão as disciplinas de teatro, de expressão dramática, de actualidade? Onde estão as disciplinas que ponham os alunos a falar sobre aquilo que pensam e que os preocupa. Sim, porque as crianças e os jovens mais do que nunca precisam de pensar e, especialmente, precisam que os motivem a PENSAR!

Utopia? Só é utópico para quem não tem filhos em idade escolar!!!