segunda-feira, outubro 23, 2006

A OPINIÃO DOS NOSSOS VIZINHOS SOBRE NÓS!

A TVE exibiu uma reportagem dura sobre a crise em Portugal

A crise em Portugal foi tema de um documentário de 45 minutos exibido na passada 6.ª feira no programa «En Portada» da TVE. Portugal foi descrito como o país mais desigual da UE – onde 20% da população vive no limiar da pobreza – e onde as pessoas vivem num clima de «depressão e desânimo» com a mais baixa auto-estima dos 25.

O programa recolheu declarações de especialistas, académicos, membros do governo, autarcas e cidadãos anónimos de norte a sul de Portugal. Enumerados os problemas, os jornalistas espanhóis destacaram a desertificação, o isolamento do interior, o fecho de serviços de saúde e educativos, a burocracia, os atrasos nas obras, a perda de empregos na indústria, sobretudo no têxtil e na cortiça, as dificuldades da frota pesqueira e o desnorte quanto à imigração.

O documentário aludiu a uma «contradição evidente» na sociedade portuguesa, que se reflecte nos lucros extraordinários do sector bancário e num dos «maiores espaços comerciais da Europa». E o narrador termina referindo que «apesar de tudo, o consumo privado teima em não baixar, num país sereno e educado, por vezes lento, que luta à sua maneira para sair das várias crises em que se encontra mergulhado».

Em Portugal não estamos habituados a este tipo de reportagens, ao contrário do que se passa pela Europa fora em que as televisões debatem abertamente os grandes problemas internos e internacionais sem tabus e com especialistas a sério. A verdade é que podemos ser o parente pobre da Península Ibérica mas os nossos vizinhos continuam a ser os principais exportadores e investidores em Portugal. Será motivo para festejarmos ou não? Dadas as circunstâncias históricas, culturais e sócio-económicas eu penso que sim. Mas...

3 Comments:

At outubro 24, 2006 3:39 da tarde, Blogger Marta Vinhais said...

Muitos vão investir para outro lado, não é?
Porque será?
Beijos e abraços
Marta

 
At outubro 24, 2006 5:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Uma óptima semana para ti.

 
At outubro 26, 2006 11:57 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Acho que é mais fácil os portugueses acharem que tudo está mal e os outros países são sempre melhores que o nosso. De tanto ouvirmos dizer que o nosso país é mau que facilmente interiozamos e pensamos que não vale a pena fazer nada.Mesmo que seja verdade não podemos viver à sombra desta nuvem que se abateu sobre Portual. Se está mau devemos reagir, tentar dar o nosso melhor. É como na escola: se um aluno é constantemente alvo de comentários dpreciativos ele tem a tendência de actuar conforme as expectativas que tem sobre ele. Com a imagem que se tem de Portugal é a mesma coisa. Devemos tentar evitar este sentimento de derrotismo facilitador de muitas justificações para não se fazer nada

 

Enviar um comentário

<< Home