A OPINIÃO DOS NOSSOS VIZINHOS SOBRE NÓS!
A crise em Portugal foi tema de um documentário de 45 minutos exibido na passada 6.ª feira no programa «En Portada» da TVE. Portugal foi descrito como o país mais desigual da UE – onde 20% da população vive no limiar da pobreza – e onde as pessoas vivem num clima de «depressão e desânimo» com a mais baixa auto-estima dos 25.
O programa recolheu declarações de especialistas, académicos, membros do governo, autarcas e cidadãos anónimos de norte a sul de Portugal. Enumerados os problemas, os jornalistas espanhóis destacaram a desertificação, o isolamento do interior, o fecho de serviços de saúde e educativos, a burocracia, os atrasos nas obras, a perda de empregos na indústria, sobretudo no têxtil e na cortiça, as dificuldades da frota pesqueira e o desnorte quanto à imigração.
O documentário aludiu a uma «contradição evidente» na sociedade portuguesa, que se reflecte nos lucros extraordinários do sector bancário e num dos «maiores espaços comerciais da Europa». E o narrador termina referindo que «apesar de tudo, o consumo privado teima em não baixar, num país sereno e educado, por vezes lento, que luta à sua maneira para sair das várias crises em que se encontra mergulhado».
3 Comments:
Muitos vão investir para outro lado, não é?
Porque será?
Beijos e abraços
Marta
Uma óptima semana para ti.
Acho que é mais fácil os portugueses acharem que tudo está mal e os outros países são sempre melhores que o nosso. De tanto ouvirmos dizer que o nosso país é mau que facilmente interiozamos e pensamos que não vale a pena fazer nada.Mesmo que seja verdade não podemos viver à sombra desta nuvem que se abateu sobre Portual. Se está mau devemos reagir, tentar dar o nosso melhor. É como na escola: se um aluno é constantemente alvo de comentários dpreciativos ele tem a tendência de actuar conforme as expectativas que tem sobre ele. Com a imagem que se tem de Portugal é a mesma coisa. Devemos tentar evitar este sentimento de derrotismo facilitador de muitas justificações para não se fazer nada
Enviar um comentário
<< Home