quinta-feira, outubro 19, 2006

OS "CRIMINOSOS" DA CULTURA


Acabou o auto-sequestro de artistas e público de teatro no Rivoli no Porto. Mas este episódio que se arrastou por vários dias veio mostrar mais uma vez como a cultura em Portugal está afecta a lobbies.

Cinema, teatro, música, exposições, livros, secções de cultura de jornais e revistas, e outras áreas, estão completamente tomadas de assalto pelos senhores iluminados da cultura. O espaço que sobra para os outros – que também gostam e sabem produzir coisas da cultura – é cada vez mais restrito.

Os críticos de cultura em Portugal são muito criteriosos: só abordam e comentam os temas que fazem parte de um leque limitado de pessoas, instituições e assuntos. Tudo o que fuja daí não interessa. Falo com conhecimento de causa pois há muitos anos que estou ligado à comunicação social e sei como as coisas funcionam na área da cultura – e não só!

De nada adianta sugerir este ou aquele nome, um ou outro autor, se essas referências não fizerem parte do mundo pequenininho e muito estreitinho dos críticos (críticos?) de cultura.