sexta-feira, outubro 27, 2006

CONFUSÃO DE ... MONIZES ...


... NOS 57 ANOS
DO NOBEL
DE EGAS MONIZ


Nos tempos de escola sempre fiz confusão entre os nomes do Martim Moniz e do Egas Moniz. Sabia quem era um e quem era outro mas trocava-lhes o nome muitas vezes. Que não o apelido, esse era fácil: Moniz.
Sabia que um tinha morrido entalado numa portão e se tinha ido entregar a Castela com a família com uma corda ao pescoço - isso é que eram os tempos em que havia honra! E o Rei de Castela poupou-lhes a vida por esse acto de submissão!
E o outro foi o primeiro laureado português com o Prémio Nobel na área da Medicina pelas investigações na psicocirurgia, e que, aliás, recentemente tem sido muito contestado por familiares de pacientes submetidos a lobotomias, os quais pedem a revogação do Nobel a Moniz, o que a Academia sueca já disse ser impossível.
Passam hoje 57 anos sobre o primeiro Nobel para Portugal, e logo numa área sensível como a Medicina: Egas Moniz começou a praticar a leucotomia pré-frontal em 1936, 3m Lisboa, em problemas com problemas psiquiátricos graves. A operação consistia em realizar incisões em fibras nervosas que ligam o lobo frontal a outras regiões do cérecbro e era praticada através de orifícios feitos no crânio, algo digno das autópsias da série televisiva do CSI. Egas Moniz já tinha sido o pioneiro da angiografia cerebral.