terça-feira, setembro 26, 2006

A REPÚBLICA MONÁRQUICA PORTUGUESA-ESPANHOLA

Os portugueses anseiam por uma Monarquia. E isto depois de quase 100 anos após o assassínio de D. Carlos I! Isso transpareceu da visita do Presidente da R-e-p-ú-b-l-i-c-a Portuguesa a Espanha quando Cavaco Silva rejubilou com o anúncio da 2.ª gravidez da princesa Letizia.
Remetidos a este rectângulo oeste-peninsular, os portugueses anónimos também rejubilaram – o que é provado pela venda das revistas de sociedade. Ainda por cima tudo aconteceu – o anúncio da gravidez, que não o próprio momento da dita em si – durante a visita do Presidente da R-e-p-ú-b-l-i-c-a portuguesa. Há coincidências na vida que não voltam a repetir-se.
Cavaco Silva – o equivalente ao Rei Juan Carlos (salvo seja!) – por momentos deve ter-se sentido um monarca, na acepção da palavra. De um país pequenino, é certo, mas ainda assim, Rei. E Maria Cavaco Silva a Rainha! D. Duarte de Bragança que se cuide!De qualquer maneira, um inglês meu amigo perguntava-me há dias se Portugal não era uma monarquia. Dizia ele que aqui tudo gira à volta de meia dúzia de nomes e de famílias… Eu respondi-lhe que sim! Porque não? E lá foi ele todo contente a passear-se pela República Monárquica Portuguesa!