quinta-feira, janeiro 04, 2007

Vocês lêem os chamados jornais gratuitos, que se tornaram moda em Portugal nos últimos tempos? Se lêem, onde é que o fazem: nos transportes, na rua, no emprego, em casa? E guardam-nos ou deitam-nos fora? Ou deixam num local onde os outros possam voltar a usufruir deles…?

É que o mundo dos jornais gratuitos em Portugal vai ter mais um membro: desta vez é desportivo, chama-se Diário Desportivo, e é liderado por Fernando Correia, nome mais que sonante no mundo do jornalismo radiofónico – desportivo e não só – no mundo das letras – com livros publicados – e no mundo social, pois lembro-me bem do Fernando Correia apresentando inúmeros eventos sociais, culturais e desportivos ao longo dos anos.

O Fundamentalidades esteve na apresentação do novo jornal, ontem no Café Inn em Lisboa, que atraiu centenas de pessoas ligadas ao desporto e não só, de todos os principais clubes, políticos, cantores, jornalistas, pessoas da televisão…

O Diário Desportivo vai ser distribuído da mesma forma que o Destak e o Metro, por agora na Grande Lisboa e no Grande Porto, podendo depois expandir-se a outras cidades e outras regiões de Portugal. Nas palavras do seu Director, «será um jornal não só do futebol mas de todas as modalidades desportivas». Para isso terá colaboradores conhecidos em várias áreas do desporto e da sociedade.

Nos últimos anos a audiência dos chamados gratuitos tem aumentado exponencialmente, por isso a aposta agora num desportivo por parte de um Grupo que se constituiu para o efeito. Num país onde se lê pouco… muito pouco… é sempre de saudar o aparecimento de novos jornais. E neste caso, não custa nada…
o custa mesmo nada!!!

18 Comments:

At janeiro 04, 2007 2:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

big problem!!!! já não tinha tempo para o Metro e dESTAK! e me sentia culpada por não ler o meu livro de viagem... ainda mais 1??? não há fome que não dê em fartura, mas concordo contigo - num país onde se lê tão pouco, qualquer coisa assim é de enaltecer!

 
At janeiro 04, 2007 2:11 da tarde, Blogger Marta Vinhais said...

Olá, leio o Metro e o Destak, claro está - recebo-os à saída da estação e depois dou-os a outras pessoas para os lerem. Contudo, não deixo de ler o meu próprio livro, tão importante ou mais do que os jornais gratuitos.
Concordo com o teu ponto de vista - muito bem exposto o assunto. Como sempre.
Beijos e abraços
Marta

 
At janeiro 04, 2007 2:29 da tarde, Blogger brettinha do campo said...

ola amigo!
temos pena ! mas eu nao leio jornais gratis!
lololol
nao ando de tranportes publicos e nao os recebo em casa!!!!
leio tu o que é pago!
lololol
nao por mim mas que alguem paga!
tenho acesso a toda a empresa diaria, bem com semanario...
sorte ? se calhar!

mas tenho lido que é uma boa aposta! que o volume de tiragem tem aumentado brutalmente e que pegou moda na publicidade, sim porque afinal é disso que a nossa empresa vive.... nao da sua facturaçao ao grande publico...
beijocas

 
At janeiro 04, 2007 2:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Deixa-me adivinhar... vai referir apenas os grandes clubes...as grandes Cidades... as grandes modalidades... certo?

 
At janeiro 04, 2007 3:08 da tarde, Blogger Alexandre said...

AO LUAR:

Espero que não seja um remake do Record e da Bola, os quais nem referem na 1.ª página quando Portugal é campeão de Hóquei ou a Vanessa Fernandes medalha de ouro.

Pelo que disseram na apresentação, será um jornal de todas as modalidades - fico esperando que sim, aliás, acho que sim porque o Fernando Correia é um profissional como há poucos!!! Confio nele!

Beijinhos!

 
At janeiro 04, 2007 3:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Alexandre, esperemos que sim mesmo, sabe que as noticias são como os patrocinios, só o que dá dinheiro é que vale a pena...
a minha sobrinha joga fut. feminino, as firmas diziam que já tinham patrocinado outros clubes (grandes e masculinos) e os jornaus até se "esqueceram" do campeonato feminino, bem como da selecção distrital que a maior parte dos elementos são a equipe dela..
mas é assim, o que interessa é que se divertem :)
beijinho

 
At janeiro 04, 2007 6:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá Alexandre!

Sim, é passeando por outras capitais europeias e utilizando os transportes públicos que se verifica...como os portugueses lêem pouco! Já por isso o governo instituiu o Plano Nacional de Leitura, actualmente a vigorar no 2º ciclo do EB, mas que para o próximo ano deverá alargar-se ao 3º ciclo.

Bjs.

 
At janeiro 04, 2007 7:56 da tarde, Blogger Menina Marota said...

De uma forma geral quando esses jornais me chegam às mãos e depois de os ler, passo-os normalmente a alguém, especialmente com a frase: " já leste o que aqui está escrito?" e deixo o jornal entregue.
Confesso que pelo meu caminho, não me são fornecidos diariamente esses jornais, mas sempre que posso leios-os. Espero ler esse, também.
Um abraço e grata pela partilha

Bom 2007

 
At janeiro 05, 2007 12:00 da manhã, Blogger Andreia said...

Eu não costumo ler os jornais gratuitos... porque na zona onde estou não os costumo encontrar... Mas quando estava na Alemanha lia sempre. Uma vez por semana encontrava os jornais empilhados à porta de cada prédio (e no meu também)! Assim ninguém tinha desculpa para não ler!;)

 
At janeiro 05, 2007 9:48 da manhã, Blogger angel bar said...

Acho uma excelente ideia, tal como foi o Destak. Mas há que inovar... Quando estava em Lisboa era leitora do Destak que deixava depois novamente na estação para alguém ler. Por aqui por Beja o que se encontra pela caixa do correio é o "Dica da Semana" ao qual dou uma vista de olhos. Um grande beijinho.

 
At janeiro 05, 2007 10:16 da manhã, Blogger Isabel Filipe said...

POr vezes leio ... o meu marido lê diariamente ...

Obrigada por esta info.

Bom fim de semana
Bjs

 
At janeiro 05, 2007 3:07 da tarde, Blogger melga meiguinha said...

Alexandre,

Embora por vezes não deixe comentários, passo por aqui muitas vezes.

Beijocas.

 
At janeiro 05, 2007 6:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

olá! eu lia o metro qd dei aulas em lisboa e andava de... metro claro :)
lia-o no metro e levava para casa!
mas sabes o q achava mal??? as pessoas liam no metro e depois deixavam-nos no chão de qualquer maneira! atiravam e pronto!
podiam deixar para outros lerem ou deviam criar um ecoponto de papel onde os deixar na saída do metro!
agora um desportivo... ahhh... sinceramente é coisa q nao me interessa eh eh
mas lá na escola há sempre os 2 - destak e metro - é alguém q os traz e deixa lá na sala dos profs para quem quiser ver ;)

 
At janeiro 05, 2007 8:33 da tarde, Blogger Teresa David said...

Conheci o Fernandop Correia e a mulher Vera, no João Sebastião Bar ali á D. Pedro V, do qual eram proprietários, nos idos anos 70/80, e sempre admirei a sua poderosa voz de narrador de jogos bem como a fluência da escrita.
Se os jornais gratuitos servirem de motivação ao regresso de leitores aos jornais, será bem positivo, pois como o meu pai dizia: O importante é ler, podendo-se sempre criar habitos de leitura, começando pelos jornais.
Um bom fim de semana e um abraço
TD

 
At janeiro 05, 2007 9:08 da tarde, Blogger Al Berto said...

Viva:

É consenso geral de que mulher séria é aquela de quem menos se fala.
O contrário também é verdade.
A não perder, no Estados Gerais, o video que sofreu a censura da justiça brasileira que, deste modo, colocou o país a ridículo na cena internacional no que á liberdade de informação diz respeito.
Urgente, antes que o boicotem... apesar de não ser nada de especial, bem pelo contrário.

Cumprimentos,

 
At janeiro 05, 2007 9:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Passei para ver como ia o Ano Novo, e com agrado constato que a qualidade é a de sempre, igual ao ano anterior, sendo imprescindível vir aqui. Resta desejar Bom Ano e óptima semana, e já agora, faça o favor de ser feliz.

 
At janeiro 06, 2007 8:09 da tarde, Blogger V.P. said...

Pena que aqui a Vila Real não chega nada disso.. lol.. só a dica da semana do Lidl!!! LOL

Bjx :)

 
At janeiro 06, 2007 11:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu até leio, principalmente os aldrabões dos jornais desportivos...espero que esse tenha a colaboração do GURU - GABRIEL ALVES, na rúbrica, já não me posso rir mais...

Confesso que foi a primeira vez que por aqui passei, mas como gostei, deve ser a primeira de muitas..

Um Abraço do Catano

P.S. Vou-te Linkar no Catano, OK ?

 

Enviar um comentário

<< Home