sexta-feira, setembro 29, 2006

DO LIXO NESTE PLANETA A ARDER ...

Portugal produz uma pequena gota do lixo a nível mundial: apenas 4 milhões de toneladas de lixos urbanos por ano, muito longe dos 400 mil milhões dos Estados Unidos e do conjunto da Europa. A China vem a seguir a estes verdadeiros produtores de lixo com 150 mil milhões de toneladas.

Em 2004 foram recolhidos entre 2,5 e 4 mil biliões de desperdícios no mundo, a maior parte de lixos industriais e depois os lixos municipais, ou urbanos. Como curiosidade, isto corresponde à produção de cereais e de aço juntas no mundo inteiro e anualmente.

Os considerados países mais ricos são de longe os que produzem mais lixo. Não se sabe por quanto tempo este planeta azul, verde e castanho vai aguentar este desperdício. Acho que alguns de nós ainda estaremos cá para ver … Infelizmente!

... À VITÓRIA DAS CIDADES SOBRE O CAMPO!

No dia 16 de Agosto de 2008 a população urbana na Terra ultrapassará a população rural. Isto foi anunciado por um senhor entendido nestas coisas, um tal de Thomas Buettner, do serviço de estimativas da Divisão de População das Nações Unidas, acrescentando que isto irá acontecer um ano mais tarde do previsto inicialmente.

Estaremos perante a insustentável leveza (ou dureza) das cidades, o local onde as pessoas perdem a identidade, onde contraem depressões e outras maleitas que tais, onde se cortam os cordões umbilicais das seguranças familiares, onde as pessoas – mesmo vivendo mais anos – agonizam lentamente e morrem um pouco todos os dias.