sexta-feira, outubro 13, 2006

Estreia no Domingo na RTP


GRANDES, MÉDIOS E PEQUENOS
PORTUGUESES
«Os Grandes Portugueses» arranca no Domingo numa RTP que está em ascensão nas audiências a olhos… vistos! E ouvidos! O programa pretende eleger o maior português de sempre. A RTP pôs à disposição dos telespectadores um site para ajudar na escolha da maior figura com chancela portuguesa. A lista disponibilizada pela RTP começou por ser polémica pois ignorava no princípio António de Oliveira Salazar. Depois de várias chamadas de atenção, o nome do antigo governante foi adicionado assim como o de Marcelo Caetano (afinal, existiram, não existiram?).

Passei os olhos pela lista e fiquei pasmado com algumas lacunas. Da lista da RTP faltam grandes nomes de portugueses vivos, como Pinto Balsemão, Herman José, Miguel Sousa Tavares, Carlos do Carmo,… E ainda: Catarina Furtado, Vitor Baía, Vicente Jorge Silva, Manuel Alegre, Alberto João Jardim, Paulo Portas, Santana Lopes e, porque não, José Sócrates? Só então me apercebi que a lista é apenas de sugestão, os votantes, afinal, podem escolher quem quiserem.

Grandes portugueses não faltam por aí, alguns estão vivos e bem vivos, outros já cá não estão mas deixaram obra, desde a cultura, o desporto, a política, as ciências, … O meu prognóstico vai com certeza para uma vitória da Amália, não do Eusébio, porque a clubite dos portugueses não vai funcionar nesse sentido, do Fernando Pessoa, Eça de Queiroz, Camões, Afonso Henriques, e quem sabe se Figo, Rosa Mota, Obikwelu (será que se pode votar num português naturalizado?), Scolari (será que para estas coisas pode ser considerado português? Afinal, ele fez mais pela bandeira que qualquer nado-luso).

No entanto, também pode acontecer que sejam os mais novos a votar em massa e então tudo se altera: muitas hipóteses de vitória para Mariza Cruz, Manuela Moura Guedes, Manuel Luís Goucha, Merche Romero, Cristiano Ronaldo, Fátima Lopes, João Baião, José Rodrigues dos Santos, José Castelo Branco, algum concorrente do Big Brother cujos nomes não me ocorrem … Mas, a minha percepção diz-me que o português melhor colocado para ser mais votado pelas faixas etárias mais novas é … Luciana Abreu (Floribella!)

Quanto às minhas opções, estou pensando votar no Padre Himalaia (1868-1933). Não sabia exactamente quem era, mas gostei da verticalidade (viram a analogia com a montanha?) do nome. Fiquei a saber que foi um inventor extraordinário, tendo criado em 1904 uma máquina solar destinada a substituir o uso do petróleo – também era visionário, mas de nada lhe valeu! Era vegetariano, viajou por todo o mundo e foi sempre professor e aluno durante toda a sua vida! Tem o meu voto! Eu que até estava para votar na Ana Malhoa