segunda-feira, outubro 09, 2006

PORTUGUESES ESTÃO MAIS VIOLENTOS - I

Os portugueses estão cada vez mais violentos. E isto nada a tem que ver com as recentes mortes protagonizadas por elementos da GNR ou com sequestros em bancos. Nem é uma violência em que as pessoas se andem a matar na rua – por enquanto! – mas há violência latente nos rostos e nos gestos das pessoas dentro dos automóveis, nas ruas, nos transportes públicos, nas repartições públicas, nas escolas e nas empresas.

Enquanto automobilistas já todos passámos por situações em que somos alvo de todos os impropérios por parte de outros automobilistas, que não toleram que se espere pelo sinal verde para arrancar, que apitam quando paramos no amarelo, que nos olham com um olhar de morte quando nos ultrapassam com a sua «bomba», que praguejam – nota-se pelos gestos e pelas simulações dos lábios – quando paramos à entrada de uma rotunda ou numa passadeira de peões.
Por falar em peões, estes muitas vezes também são violentos: na maneira como se atiram para as passadeiras e quase param no meio das zebras mirando com um olhar de ódio as cabecinhas dos automobilistas ...
( Ver Post completo em Comportamentalidades )