sexta-feira, setembro 29, 2006

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA EM SÃO PAULO ...

... O MUSEU MAIS VISITADO NO BRASIL
As filas de espera dão a volta ao quarteirão, as marcações com crianças e jovens estão cheias até finais de 2007, todos querem entrar, ver e participar!

Estou a falar adivinhem do quê? Não, não é nenhum casting para os Ídolos! Muito menos para os Morangos e nem sequer para a Floribella! Estou a falar do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, no Brasil.

É o Museu mais visitado naquele país com um número de visitas mensais a rondar as 60 mil pessoas. O Museu foi inaugurado há seis meses (como eu anunciei no meu antigo blogue, Abralas) e tem sido um êxito, muito acima das expectativas, segundo o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, que esteve em Portugal para receber um prémio da Fundação Luso-Brasileira, precisamente pela criação do referido Museu.

Do outro lado do Atlântico há um interesse – e um respeito – muito maior pela língua portuguesa que em Portugal. As televisões – nomeadamente a TV Globo – muito contribuem para isso, também. O Museu é tudo menos uma biblioteca cheia de prateleiras e livros – como as pessoas pensam antes de entrar – é um espaço interactivo onde o vídeo e as novas tecnologias são as pedras de toque.

E pergunta-se: com este exemplo para quando um Museu semelhante em Portugal? Muita falta faz, pois os jovens cada vez lêem menos e maltratam amiúde a língua portuguesa. A culpa não é deles, mas antes de programas de ensino que nunca existiram com coerência. E, afinal, é tão fácil tratar bem a língua mátria!