terça-feira, outubro 31, 2006


QUEM TRAMOU HERMAN JOSÉ?
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Nunca os programas de Herman José tiveram audiências tão baixas como agora! Pudera, com o Herman SIC a começar quase à meia-noite de Domingo é difícil – para não dizer impossível – agarrar muitos telespectadores!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Tenho com o Herman uma relação (salvo seja, talvez uma atitude) de amor e ódio. O Herman fez parte do meu imaginário desde há uma vintena de anos, talvez mais, os seus programas eram uma dádiva por que eu esperava ansiosamente de semana para semana. Eu e outras pessoas. «O Tal Canal», «Humor de Perdição», «Casino Royal» eram uma pedrada no charco de uma televisão sem novidades, em que até o Telejornal era preparado no dia anterior…

Com o desfiar dos anos, passei a admirar Herman José mais pelo seu lado profissional do que humorístico, e isto apesar da nega que ele me deu quando lhe pedi uma colaboração para uma revista aqui há uns anos atrás.

Às vezes aborreço-me com os lobis do programa de agora – o Herman SIC – e fico umas semanas sem ver, é uma espécie de amuo! Mas depois acabo por voltar! Só tenho pena que o Herman leve ao programa quase sempre os mesmos – não dependerá só dele, eu sei! –, é uma espécie de ciclo em que as mesmas personalidades lá vão de três em três meses – alguns até poderiam ir a todas as emissões pois são pessoas fantásticas, casos de Carlos do Carmo e Rui Veloso, que estiveram no de Domingo passado – mas outros há que são dispensáveis!

De qualquer maneira acho que é uma injustiça e uma crueldade o que está a acontecer com Herman José e o seu Herman SIC! Não há audiências que resistam à uma e meia da madrugada de Domingo para Segunda! E isto apesar de os eminentes e sábios críticos de TV da nossa praça não conseguirem distinguir um programa que começa às 21 horas com outro que vai para o ar à meia-noite! A maior parte deles só sabe olhar para os números redondos das estatísticas…
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Carlos do Carmo e Rui Veloso são presenças habituais nos programas de Herman José. Mas no caso deles, ainda bem! O mesmo já não direi de alguns cromos que têm tempo de antena que penso não merecerem!

7 Comments:

At outubro 31, 2006 11:52 da manhã, Blogger Cristina said...

Não posso comentar, porque não esotu a par da tv portuguesa :)

ahhh mas como hoje é dia de halloween, venho aqui pedir-te um treat, senao levas com um trick heehee
beijinhu
:)

 
At outubro 31, 2006 11:57 da manhã, Blogger Alexandre said...

Olá, Cristina, aí desse lado do Atântico!
A TV em Portugal anda pior que nunca, salvam-se alguns canais por cabo.

Hoje ainda vou enviar-te a foto com o pópó!

Beijinhos!

 
At outubro 31, 2006 1:05 da tarde, Blogger Isabel Filipe said...

Oi Alexandre ...

Já gostei muito do Herman José ... com o passar dos anos fui ficando "enjoada" dele e das suas graças sempre iguais ... e dos seus programas sempre semelhantes ... já nem me lembro quando o deixei de ver ... julgo que foi quando deixou de aparecer a Maria Ruefa ...
... claro que um programa de dá às horas que este dá... à partida terá audiência reduzida ...eu pelo menos não fico acordada à espera dum programa de TV ... por muito maravilhoso que seja...

bom feriado
beijo

p.s. no fim de semana explico-te o que me perguntaste ... OK?

 
At outubro 31, 2006 1:07 da tarde, Blogger Poemas e Cotidiano said...

Oi,
Agora tem post de Halloween!
Como estava preparando e estou atrasada para o servico, volto depois no seu Blog para ler, ta?
Beijos
MARY

 
At outubro 31, 2006 2:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá Alex! Muito sinceramente, acho que quem tramou Herman José foi ... o próprio Herman José. Nunca fui grande fã do humor que ele faz/fazia, pois considero-o brejeiro e a resvalar para o ordinário. Considero que fazer humor não é isso. Temos o bom exemplo dos Gato fedorento que, pouco a pouco, vão ganhando um lugar de destaque no humor português. Herman José estagnou. Sentou-se à sombra da bananeira. Passou a presentear-nos semanalmente com stripers da Passerelle, ou então com doentes mentais (como é o caso da Linda Reis). O que é que ele esperava ? Horário nobre ? Certamente que não ... beijinhos e bom feriado

 
At outubro 31, 2006 3:07 da tarde, Blogger Alexandre said...

Isabel, Teresa e Ari:
concordo convosco e embora ainda tenha uma certa nostalgia pelo Herman, tenho que reconhecer aquilo que a Teresa Paula diz: foi ele que se tramou a ele próprio, e em termos de humor rapidamente foi ultrapassado pelos actualizados e de bom gosto Gato fedorento, Levanta-te e Ri, etc.
Beijinhos a todas!
E bom feriado!

 
At novembro 01, 2006 12:04 da tarde, Blogger angel bar said...

Olá Alex, concordo com Teresa Paula Marques. Acho que nada melhor traduz o que Herman tem feito com o seu trabalho e imagem.

 

Enviar um comentário

<< Home