sábado, novembro 04, 2006

A REVOLTA DAS LIBELINHAS




O assunto até foi notícia nos telejornais: Portugal foi invadido nos últimos dias por milhões de helicópteros em miniatura, predadores alados que gostam do calor fora de época e quando gigantes – assustem-se! – podem medir mais de 70 cm de envergadura... felizmente isso foi há 300 milhões de anos... agora não ultrapassam os 19 cm. Mas podem voar a quase 100 km/hora, manobrando cada uma das 4 asas transparentes de forma independente, o que lhes dá muita versatilidade para pairarem, fazerem voos rasantes sobre a água e petiscarem moscas e mosquitos, os seus alimentos preferidos. As suas larvas (chamadas ninfas) são aquáticas, carnívoras e muito agressivas ao ponto de poderem atacar e comer pequenos peixes.

Falo das libélulas e das libelinhas, esses insectos graciosos e coloridos que geralmente só se conseguem fotografar quando estão pousados. Também são conhecidas por cavalo-das-bruxas, donzelinhas, tira-olhos ou lava-bundas (lava-bundas? Como é que elas conseguem fazer isso...?)

Preparem-se, pois, que vem aí a Revolta das Libelinhas: elas vão crescer, multiplicar-se e invadir o nosso mundo, quais seres voadores extra-terrestres... Só que desta vez a invasão começa por Portugal e não pela América, como nos filmes! Estamos a ficar importantes...