quarta-feira, janeiro 31, 2007

AMBIENTE: preocupação a curto prazo!!!!

Estas folhas secas que eu fotografei no Outono não têm nada a ver com a seca que irá acontecer nas próximas décadas. O cenário ambiental do planeta Terra será desolador: quase um décimo da população mundial estará a morrer de fome e quase metade sofrerá com problemas de seca.

Isto mesmo irá ser divulgado em Abril próximo num texto Preliminar do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, segundo o Fundamentalidades apurou.

A escassez de água afectará sobretudo a China, a Austrália, partes da Europa e dos Estados Unidos. Por outro lado, inundações litorais vão submergir milhões de casas e algumas cidades em muitos países, Portugal incluido. A temperatura média deverá subir entre 2 a 4,5 graus.

Em termos práticos, a Austrália vive actualmente a pior seca da sua história - os grandes incêndios dos últimos anos a isso não são alheios - enquanto a Grande Barreira de Recifes deixará de funcionar devido à destruição dos corais. Na Europa os glaciares dos Alpes Centrais vão desaparecer e no Pacífico muitas ilhas vão ser submersas e outras ficarão sujeitas a tempestades devastadoras.

Em Portugal prevê-se que os incêndios continuem a desertificar grande parte do território. O abandono do interior tornará estéreis as terras até agora aptas para a agricultura e algumas zonas ribeirinhas vão sofrer bastante com a subida das águas - um exemplo disso são as dunas das praias da Costa da Caparica, o que já está a verificar-se! Da inconstância das estações do ano disso já nos apercebemos todos...

Se nada for feito nos próximos anos para diminuir o consumo desenfreado de determinados recursos naturais e não houver cuidados ambientais o planeta azul poderá mudar de cor dentro de poucos anos!!! Cabe à Humanidade escolher se quer ser uma espécie habitante a curto ou a médio prazo... porque a longo prazo não acredito que os humanos se aguentem...!

Aliás, uma coisa é verdade: a Terra não precisa dos humanos para nada, passaria bem sem eles, ou seja, nós! A Terra suspiraria de alívio se o bicho homem emigrasse para outros confins...

11 Comments:

At janeiro 31, 2007 11:30 da manhã, Blogger Isabel Filipe said...

Assustador o teu texto ...
...mas será que alguém pára para pensar nestas "coisas"???

bj de bom dia

 
At janeiro 31, 2007 2:22 da tarde, Blogger melga meiguinha said...

Como você tem razão Alexandre.

Mas sinceramente custa-me a acreditar que certos países façam o que quer que seja para terminar com este estado de coisas.

Por vezes, quando me esqueço dalguma torneira aberta, dou por mim a pensar que estou a estragar a vida do meu pequerrucho(sobrinho-neto).

Beijocas.

 
At janeiro 31, 2007 2:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

tens razao, esse problema há muito que é conhecido mas mesmo assim nada se faz para combater...uma vez vi que lá para 2050 segundo peritos o deserto do saara devido Às secas estará a chegar ao algarve, sendo de esperar portanto que ao longo destes anos se expanda ainda mais...esse é so um exemplo...porque haverá consequencias em todo o mundo tal como dizes, e é sempre o homem o principal responsavel...o homem mudou o mundo À sua maneira sem ligar a consequencias e agora será possivel que seja a causa da sua extinçao, devido à continua destruiçao do planeta....

grande post!
um abraço

 
At janeiro 31, 2007 3:08 da tarde, Blogger Diário de um Anjo said...

A terra não precisa dos humanos, os humanos é que precisam dela e nem sequer agradecem o que ela lhes dá muito pelo contrário:-(

 
At janeiro 31, 2007 3:47 da tarde, Blogger Andreia said...

Txii, isto vai de mal a pior!

 
At janeiro 31, 2007 6:11 da tarde, Blogger Lusófona said...

Sabe, eu preocupo-me cada vez mais com esses desastres. Assim, como há milhões de anos os dinossauros reinaram na Terra, hoje reinam os homens, a Era deles acabou e a nossa talvez também se acabe. Acredito que o Planeta Terra é Vivo e talvez comece um próprio processo de "desintoxicação"... daí, será tarde para muitas nações...

O seu texto está ótimo, apesar do conteúdo ser aterrorizador, porém real.

Obrigada pela visita
Bjs

 
At janeiro 31, 2007 7:55 da tarde, Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Olá Alexandre

O homem é somente o pior inimigo da natureza______ou melhor____________o homem é o mais terrivel inimigo de se mesmo!!!

Beijinhos com carinho

 
At fevereiro 01, 2007 12:58 da manhã, Blogger Afrodite said...

"L'Alliance pour la Planète" lança o apelo que será seguido não só em França, mas em outros muitos países:

No dia 1 de Fevereiro de 2007 entre as 19h55 et 20h00, o mundo apaga as suas luzes.

Não se trata de economizar 5 minutos de electricidade apenas neste dia, mas procura-se chamar a atenção de todos os cidadãos, dos media, políticos e senhores da economia sobre o desperdício de energia e a urgência de passar à acção.

5 minutos de respeito pelo Planeta... um princípio!


E, já agora, nos nossos e-mails, não custaria nada acrescentar:

Antes de imprimir este e-mail pense bem se é mesmo necessário fazê-lo.

Before printing this email, assess if it is really needed.

Merci de prendre en considération votre responsabilité environnementale avant d'imprimer cet e-mail

Prima di stampare questo e-mail pensateci bene se è proprio necessario farlo

Vor dem Druck dieses email, setzen Sie fest, wenn es wirklich erforderlich ist

Antes de imprimir este email, piense si es realmente necesario hacerlo

 
At fevereiro 01, 2007 10:48 da manhã, Blogger Lia said...

Infelizmente é a mais pura realidade. Pena que alguns "senhores" ainda não tenham parado para pensar seriamente no assunto.

Beijinhos
Lia

 
At fevereiro 01, 2007 6:26 da tarde, Blogger veritas said...

Olá!

Faz-me recordar aquele documentário apresentado pelo Al Gore, que tenho pena de ainda não ter visto.

Bjs.

 
At fevereiro 19, 2007 3:22 da tarde, Blogger Simões said...

Ainda assim, há muito quem goste de negar o óbvio. A inconsciência é o pior inimigo.

http://www.youtube.com/watch?v=_QvNuJYniFU

vale a pena ver...

 

Enviar um comentário

<< Home