Cortiça portuguesa nos aviões da Airbus


A utilização da Cortiça em aeronaves não é novidade: há mais de 15 anos que a cortiça reveste o nariz e a barriga das naves espaciais da NASA.
O recurso à Cortiça deve-se ao facto de este ser um material que melhora o isolamento dos aviões em termos de vibração, som e temperatura. Ao longo dos próximos dois anos, os técnicos da Airbus vão analisar o comportamento da nova fuselagem isolada com cortiça portuguesa.
A notícia podia passar despercebida no meio de outras tantas, mas para mim é muito importante que se dê valor a um produto quase genuinamente português (Portugal é o maior produtor mundial), mas que tem sido tão mal tratado: são abates ilegais para construir empreendimentos habitacionais e turísticos de luxo, são o abate para lenha, são a devastação de muito do montado alentejano - e tudo isto com o conluio de governos, autarquias e outras entidades responsáveis.
Isto é tanto mais grave quando se sabe que um sobreiro demora pelo menos 40 anos para chegar a adulto!!! Por isso é um crime abater sobreiros! Os outros dão-lhe valor mas em Portugal parece que o que está em jogo é o consumo imediato - os portugueses já não têm paciência para esperar tanto tempo para recolher frutos de um investimento! É pena!
(A tocar «Cá vou cantando» da Viviane, que me faz lembrar uma Valsa dos Sobreiros não sei porquê! Acho que se os sobreiros tivessem ouvidos (se calhar têm...) gostariam destes acordes)
15 Comments:
Este é um tema que me é muito familiar pela minha localização geográfica. É na minha zona que que se podem ainda encontrar dezenas de fábricas que trabalham a cortiça, que segundo dizem os entendidos é mesmo a melhor cortiça do mundo.
É por aqui que se podem encontrar ainda os tiradores de cortiça que com as suas machadinhas rasgam o casco das árvores e tiram aqueles rolos enormes que depois são trabalhados nas ditas fábricas.
É um produto que começou também a ter outro tipo de aplicações: vestuário, malas, carteiras, chapéus, etç,etç..Aqui é a capital da cortiça. E é bem possível que se alguma vez eu viajar num Airbus vá lá cortiça de um sobreiro em cima do qual eu em pequeno brinquei.Talvez quem sabe...
Aproveito para desejar um bom-fim-semana e em nome do povo da serra, dos produtores e donos das fábricas, das famílias que vivem da cortiça e em meu pessoal agradecer o tema.
Até breve
SE DEUS QUISER
(Quando digo aqui estou a referir-me á Serra do Caldeirão e povoações limitrofes)
o cancro... o cancro... porue esta doença tao maldita... enfim... mas esta na moda nao é????
Muitas beijocas grandes
Acho uma honra para Portugal. pelo menso, já acho bom ter sido posta em causa esta ideia, mesmo que não seja aprovada. A cortiça é um produto genuinamente português que não deve ser desperdiçado.
mas desde que contribua para o bem das pessoas, tudo bem! E VIVA PORTUGAL!!
Um abraço,
Tiago Mendes =)
Que bom para o nosso país...estamos mesmo a precisar dessas forças...
Bjs. Bom fim-de-semana.
Olá!
Acho muito importante a discussão!
Ainda bem que Portugal tem você Alexandre!
Que pode grita pelo direito de vocês, e não deixar, esse tipo de notícia, passar despercebida.
Abraços e muita sorte!
Cortiça...!!! Afinal, Portugal ainda "dá" alguma coisa.
Abraço
Paulo
Os meus parabéns à Cortiça, à Amorim e a todos os que lutam para manter os sobreiros e todas as outras árvores vivas!!!!
Passei para ver os amigos, apreciar o blogue, sempre com bom-gosto e qualidade, factor que me leva a visitá-lo para deixar o desejo dum óptimo fim-de-semana, apesar deste frio que enregela, mas como diz o povo «mãos frias, coração quente».
Alexandre parabéns por ser portador de boas novas. Me congratulo para que seja uma vitória aprovada. Os sobreiros sempre deveriam ser defendidas e preservadas, é uma riqueza nacional.
Não é d'agora que as "rôlhas" já salvaram muitas famílias da fome e lhes proporcionaram riquezas.
Há que ter consciência na preservação da natureza e nas riquezas naturais dum país... O país e o mundo agradecem.
O Homem é o maior inimigo de si mesmo... quando derruba arvores e não preserva a natureza, daí as doenças que assolam o mundo.
Se todos contribuirmos um pouco para o bem estar geral, a vida será bem mais leve e simples de viver. É fundamental!
Passei por aqui e gostei do li e vi. Parabéns.
Um beijo duma portuguesa em terras de Vera Cruz
Anna
Penso que é uma bela escolha. E é bem que os sobreiros se mantenham como fonte de riqueza nacional, ou passam para os estrangeiros como aconteceu com a cultura do tomate e azeitona!ssim vai Portugal!
não te preocupes que qualquer dia produzem-se sobreiros em laboratório que crescem em 15 dias e prontosssss :) sai cortiça acaba-se sobreiro e venha outro!!! eh eh
é muito mais confortável ficar a dormir num empreendimento de luxo do que num sobreiro ou não?? eheheh
infelizmente os interesses monetários estão acima de tudo, não só neste país, como em todo o mundo!
bjokas da anokas ;)
nao fazia ideia que a cortiça tinha esse proposito de revestir aviões...curioso...
bom f.d.s.
um abraço
Tens muita razão... o que é nacional é bom e este blog é bom por ser assim.
beijinho
Bem, pelo menos temos coisas boas cá em portugal!
Nem sabia que a cortiça tinha essa utilidade! E sim, o nosso país não conta só com pontos negativos, muuita sorte temos nós de viver onde vivemos, temos um país muito lindo :D E espero que saibamos aproveitar estes recursos naturais como fonte de rendimento!
Beijocas e bom fim de semana * :)
Enviar um comentário
<< Home